Obter feedback dos seus clientes e saber utilizar essa informação é indispensável para aperfeiçoar seu negócio.


Os feedbacks são ferramentas estratégicas que dão ao empresário uma visão de como os seus serviços impressionam o público, podendo auxiliar para tornar o negócio mais lucrativo.


A qualidade do seu serviço será o diferencial para os seus clientes, sendo assim, é importante usar esse feedback a seu favor.


Um feedback ignorado ou mal respondido pode trazer consequências e prejudicar a reputação do hotel. Algumas dicas são importantes para evitar que isso aconteça, confira:


Esteja sempre atento aos comentários de seus clientes.

Atribua essa tarefa a alguém que tenha disponibilidade de conferir todos os comentários, tanto em sites como também em redes sociais e mensagens por email.


Nunca ignore as avaliações dos seus hóspedes. 

Os comentários devem ser prontamente respondidos. Procure solucionar o problema exposto e entender as questões dos seus clientes. 


Reconheça as críticas.

Ao receber uma crítica, valorize essa opinião e reconheça possíveis pontos de melhora. É necessário responder em nome de sua empresa, a todas as avaliações, inclusive as negativas. Use as críticas como oportunidade de transformar uma experiência desagradável em uma melhor. Mostrando assim, que se importa com a opinião dos seus hóspedes. Esses feedbacks serão sempre significativos!


Valorize os elogios.

No caso dos elogios, seja grato e demonstre como foi bom e prazeroso receber o seu hóspede. Os elogios solidificam os pontos fortes do seu hotel e são uma divulgação positiva dos seus serviços.


Considere as informações.

Utilize essas informações como uma referência, se alguma crítica é citada com constância, é necessário buscar formas eficazes de melhorar.


Reconquiste o cliente. 

Compense a insatisfação do seu cliente, solicitando sua presença para nova visita e oferecendo alguma cortesia.

As avaliações e depoimentos de um hotel interferem para que novos hóspedes concluam suas reservas. 


Valorize as avaliações dos seus hóspedes.


Hoje em dia os hóspedes têm ampla informação sobre o hotel e as avaliações se tornam importantes para decidir onde se hospedar, pois as opiniões de antigos hóspedes são de extrema influência. 


É perceptível essa importância, hotéis bem avaliados têm grande procura, pois esses depoimentos ajudam a propagar segurança e confiança sobre seu serviço e funcionam como uma ótima estratégia de marketing.


Para garantir avaliações positivas, certifique-se de oferecer instalações e serviços de qualidade, divulgue imagens, vídeos e informações que expressem a realidade do hotel, evitando a frustração do seu cliente. 

Isso será fundamental para que seus hóspedes façam avaliações boas e positivas.


Controle a reputação do seu hotel.


As análises online são muito relevantes. É primordial aprender a controlar a reputação do seu hotel. Você sabe como fazer isso?


  • Ofereça uma ótima experiência, o seu melhor serviço para que o cliente atenda suas expectativas. Assimilando as questões dos hóspedes menos satisfeitos;


  • Você pode sugerir uma pesquisa ao seu hóspede, em uma de suas plataformas. Como por exemplo, “de 0 a 10, o quanto você está satisfeito com os nossos serviços?” Isso facilita na oportunidade de resolver alguns problemas.


  • Tenha um formulário de reclamação online, pois muitos hóspedes recorrem a sites de reclamação. Uma alternativa é incluir esse tipo de formulário em seu próprio site, essa opção ajuda os hóspedes a direcionarem diretamente as reclamações.


  • Envie um e-mail pós estadia. É uma excelente forma de contatar os clientes quando eles deixam o hotel. Desta forma, você pode agradecer a estadia e dar a possibilidade de relatarem algum problema. Logo após, você pode enviar um e-mail de resposta para o problema ou orientá-los a fazer um comentário público.


Requer tempo e paciência para administrar as avaliações online, aprecie esse momento para entender as questões dos seus hóspedes e transformá-las em críticas construtivas para sua empresa.

Estar aberto a críticas, aumenta a chance de adquirir informações úteis e de evoluir.


Isso mostra que a sua empresa valoriza os clientes que já deixaram o hotel e se preocupa com o bem estar dos futuros.


Na AYRTON oferecemos ações que auxiliam os hoteleiros a aumentar suas reservas diretas.


SAIBA MAIS.