Em um ramo tão concorrido como o da hotelaria, é essencial ter uma administração eficiente.


Para iniciarmos, é importante entender do que se trata a administração hoteleira.

O Brasil possui muitas redes de hotéis, o que deixa claro o tamanho da concorrência e a importância de uma gestão eficiente como destaque.


A gestão hoteleira constitui-se em planejar, organizar e controlar todos os recursos e segmentos de um hotel ou de uma rede de hotéis.

Essa administração acompanha todos os ramos, desde controle de caixa até supervisão dos funcionários. 


Dito isso, entende-se como essa tarefa é ampla, árdua e diária. E para conseguir se manter organizado é necessário contar com sistemas tecnológicos que auxiliem nessa gestão.


Como gerir um hotel da melhor forma?


Primeiramente, é importante entender o plano de negócios do hotel e em seguida, estabelecer as metas de desempenho juntos aos diretores da empresa. Feito o estabelecimento dos processos e tarefas, procure profissionais capacitados para fazerem parte da sua equipe.


Após isso, o administrador deve acompanhar todos os serviços prestados, além de números e dados. Esse acompanhamento evita que qualquer problema prejudique as metas estabelecidas.


Uma pesquisa divulgada pelo Governo Federal em 2019 relatou que o Brasil teve 97,1 milhões de passageiros percorrendo todos os estados e diversas cidades.


Vale salientar que a pandemia impactou drasticamente o mercado hoteleiro, mas estamos em um momento de retomada. Essa é a hora de recuperar o tempo perdido com o isolamento, através de uma excelente administração em conjunto com estratégias de marketing eficientes.


Observe se a estrutura do hotel e os serviços prestados correspondem às exigências do público alvo. A experiência dos seus hóspedes dependem de uma gestão adequada.





Você conhece as vantagens de aprimorar a administração do seu hotel?


Investir na melhor gestão traz benefícios para a empresa e para o hóspede. Uma equipe bem organizada e um sistema definido e executado com excelência é o combo para o sucesso do negócio.


Confira as principais vantagens:


Cliente satisfeito e fidelização:


A estadia em um hotel pode marcar uma viagem de forma positiva ou negativa. Sem contar aquelas viagens onde o objetivo é justamente curtir o hotel escolhido.


É essencial garantir que o hóspede se sinta confortável e que todos os serviços e ambientes correspondam às informações e expectativas repassadas a ele no momento da reserva.


E é papel da administração assegurar que tudo funcione perfeitamente.


O gestor que conhece o seu público e disponibiliza a melhor hospedagem garante a fidelização desses clientes. A satisfação do hóspede faz com que ele deseje retornar e ainda indique o hotel para outros possíveis clientes.


Sendo assim, o foco no cliente é indispensável.


Visão ampla do negócio e otimização dos processos:


O aprimoramento da administração hoteleira garante uma visão melhor dos negócios. Isso porque os objetivos e metas são definidos com clareza, identificando as melhores estratégias.


Essa gestão também facilita o conhecimento detalhado sobre cada colaborador e como funciona cada segmento. Com isso, fica mais fácil estipular os processos e atividades de forma otimizada, gerando ótimos resultados.


Aumento da lucratividade:


A administração adequada gera lucros para a empresa. Afinal, com os objetivos definidos, a equipe pode focar em melhorar os serviços e satisfazer os clientes, pois as experiências agradáveis fazem o hóspede retornar.


Além do mais, o controle de caixa e a fiscalização da gerência podem identificar prejuízos, esses cuidados garantem mais lucros para o seu negócio.


Agora que você conhece todas as vantagens da administração hoteleira, é hora de aprimorar a sua gestão para beneficiar o seu hotel.


Você sabia que o AYRTON oferece ferramentas que podem auxiliar na otimização e gestão do ramo hoteleiro?


SAIBA MAIS.