Overbooking: O que é? Como evitar?

O Overbooking pode ser traduzido como excesso de reservas, e acontece quando o hotel ou pousada vende uma quantidade de reservas superior ao número de quartos que possui, seja no número total de quartos da propriedade, ou no número de quartos de uma determinada categoria. É importante evitar o overbooking pois além de custos extras, pode gerar ações jurídicas para o hotel.


Como acontece o overbooking?


Ele acontece quando há falha na gestão das reservas, principalmente quando o hotel não utiliza um sistema para venda automatizada  integrada às OTAs (Booking, Expedia, etc) e um channel manager (gerenciador de canais).

Pode também acontecer quando a disponibilidade não está atualizada nos canais de venda, seja por erro da equipe responsável pela gestão ou por problemas nos PMS (sistemas de gestão de reserva) e outros softwares.


Como evitar?


Quando há overbooking de categoria, pode ser concedido um upgrade para uma categoria superior, garantindo a satisfação do hóspede e fidelizando o cliente. Porém há custos para o Hotel, porque o mesmo “vende” um quarto de uma categoria superior pelo preço de uma categoria inferior. 


Em alguns casos, o overbooking pode gerar avaliações ruins nas OTAs e no pior do casos, fazer o hóspede entrar com ações jurídicas contra o hotel.


É essencial para hóteis de todos os portes que o sistema de gestão seja integrado aos principais canais de vendas e atualize a disponibilidade de forma automática.


O Ayrton Channel Manager, integrado ao Ayrton PMS, atualiza de formas automática as reservas nos canais de venda e nas vendas diretas, evitando overbooking e auxiliando na gestão da propriedade.