Quem administra um hotel precisa lidar com diversos desafios todos os dias.

Além de prestar um atendimento de excelência, é necessário estar atento à satisfação dos hóspedes,  gerenciar reservas, organizar check-ins e check-outs. 


Ademais, é preciso encarar imprevistos e situações que surgem quando menos se espera.


Dentre todas essas atividades, ele ainda deve estruturar melhor os setores de distribuição, vendas e marketing, além de garantir melhores taxas de ocupação e rentabilidade.


O que é um sistema de gestão de reservas?



O sistema de gestão de reservas, também conhecido como booking engine, é um sistema de gerenciamento de reservas vinculado diretamente com o site do Hotel, ele abre a alternativa do cliente realizar uma reserva direta em qualquer horário e dia da semana de forma prática e online.

Vantagens de usar um sistema de gestão de reservas

 

Quem trabalha no setor hoteleiro sabe que as OTAs (agências de reserva online como, por exemplo a Expedia, Decolar e Booking) cobram taxas altas variando de 15% a 30%. São taxas muito maiores se comparado com o sistema de gestão de reservas. 

Com o objetivo de resolver essa questão de forma simples e aumentar o lucro com uma ferramenta poderosa e eficaz, muitos hoteleiros estão aderindo ao motor de reservas.

Os hotéis que não optam por um sistema de reservas são geralmente ignorados por viajantes. Os clientes estão mais exigentes do que nunca, eles buscam por formas fáceis de reservar um quarto e este é apenas um dos motivos que você deve considerar quando o assunto é sistemas de reservas online, caso você já não tenha um. 

A maioria dos brasileiros preferem realizar as suas compras de forma online. Portanto,  incluir um motor de reservas em seu site é fundamental.

Com um sistema de gestão de reservas, você irá otimizar o sistema de reservas de seu hotel. O gerente poderá controlar etapas diferentes do processo de administração de um estabelecimento através de apenas uma ferramenta. 

Sem um CRS, isso é feito por meio de inúmeras extranets, o que demanda um tempo e atenção que, muitas vezes, não estão disponíveis.

Utilizando apenas uma ferramenta para potencializar todas as demandas que o gerenciamento de um hotel necessita, o resultado é sentido no bolso: mais vendas, mais quartos ocupados e mais rentabilidade. E a consequência final dessa otimização é a melhoria na taxa de ocupação do estabelecimento.

Além disso, a ferramenta pode ser utilizada adaptando-se como auxiliar àquela que o seu hotel já utiliza. 

 

Como escolher o melhor sistema de gestão de reservas?

Então se você decidiu aderir a um motor de reservas para o seu hotel, confira aqui algumas dicas do que é importante ter neste gerenciador.


A escolha precisa ser decidida de acordo com aquilo que o seu negócio necessita e o que o sistema pode oferecer, para que ocorra um alinhamento de expectativas.




 Integração com ferramentas para hóteis


É muito importante priorizar o relacionamento pós venda com o cliente, de modo a manter um contato inteligente. Por isso, é indicado que  o motor de reservas seja integrado com outros canais de reservas ou até mesmo um sistema PMS. 


Quanto maior a adesão de ferramentas mais completo ficará o seu gerenciador.


 Ser uma multiplataforma, com diversas moedas e idiomas


A maioria dos clientes buscam formas simples e rápidas para realizarem suas reservas, grande parte utiliza smartphones para efetuarem suas compras. Por isso, é indispensável que o seu sistema seja utilizado na plataforma, desktop e mobile para atrair mais hóspedes e aumentar suas reservas diretas.


Business Intelligence


Em qualquer negócio a inteligência é um fator muito importante para realizar uma administração de excelência. Afinal, apenas com dados reais e informações exatas podemos analisar como crescer, melhorar e aumentar os resultados. 

Utilizando um sistema de gestão de reservas de excelência, todo tipo de informação que pertence ao seu hotel, como mapa de reservas, quantidade de noites, ReVpar , é disponibilizada de forma prática para que possa ser analisada. 

Essas informações devem fazer parte da estratégia de qualquer negócio hoteleiro para alcançar taxas maiores de ocupações e aumentar a receita. 

 

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